Andante Associação Artística 

A Andante é uma companhia de teatro que se dedica exclusivamente à promoção da leitura. Desenvolve o seu trabalho há mais de 20 anos com uma enormíssima diversidade de públicos. Sobre si dizem: “ Uma das nossas características distintivas é construir espetáculos de teatro com textos literários não teatrais. Trabalhamos com o objetivo principal da promoção da leitura, da sedução de leitores. Pensamos que melhores leitores gerarão (em princípio) melhores cidadãos, mais responsáveis, mais críticos, mais capazes de pensar e decidir pela sua própria cabeça. E tomámos essa missão para nós. (...) descobrimos que a poesia nos servia muito bem para revelar ao público o prazer da leitura (aí está uma utilidade da poesia, ela que tem mais inutilidades que utilidades). Porque a poesia é música, é emoção, é jogo cerebral, é imagem, é brincadeira, é jogo físico e estabelece uma rápida relação com a memória. Este projeto tem no seu nome outra característica que nos define: ANDANTE. No dicionário, o que anda. É assim por opção nossa. Apesar de nos termos constituído perto de Lisboa (Alcochete), a capital não é o nosso palco principal. Talvez um certo espírito de “missão” e o prazer de descobrir novas realidades que pudessem enriquecer o nosso trabalho, nos tenham levado a uma opção primordialmente itinerante. Não o fazemos por circunstâncias de produção, fazemo-lo por opção.”
 
A Cor do Limão 
 
Espetáculo de promoção da leitura para bebés, com poesia de Luís de Camões, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões.
Uma pastora junta o seu rebanho, dá-lhes de comer e conta-lhes uma história de amor. Canta-lhes para as ajudar a comer, para as adormecer, para brincarem e para descobrirem palavras novas.
Um espetáculo verde para bebés. Um espetáculo cheio de interrogações e de poesia:
Onde está o verde? Nas ervas dos campos? No limão verde, amarelo, azul? No prato da sopa? Nos olhos do meu bem?
A cor, o som, o canto, a dança das palavras. As palavras são o nosso brinquedo favorito.
Um espetáculo para bebés a partir de um poema de Camões. Um poema de amor onde a música, as imagens, as cores e os sentidos se hão-de conjugar para criar um momento de partilha entre a arte e os bebés, entre a poesia e as famílias, entre a luz dos nossos e dos vossos olhos.
 
Poesia à la carte
 
A Chef Andantinni tem propostas poéticas para todos. Escolha do cardápio um poema e deguste-o nesta esplanada ao ar livre.
Venha viver uma experiência única!
Se num restaurante não está à espera que o seu prato seja servido a todos, aqui, o poema que escolheu, é só para si. Temos o sistema tecnologicamente mais avançado para o levar das mãos da nossa Chef até aos seus ouvidos.