Depois das Cinco - Sessão de contos em cordel
Sessão de contos em cordel
Um grupo de cordelistas, em suas andanças mundo afora, aporta, monta acampamento, estende um varal de histórias e convida as crianças a participar de uma divertida viagem pelo mundo do Cordel. Aricleta do Céu, acompanhada pelo músico Raimundão Tocador, desfia uma teia de histórias que passa pelo ‘coco de embolada’, ‘trava-língua’, ‘meia-quadra’ e outras modalidades da poética popular.
Indicado para crianças de todas as idades.
Horário e local
Sábado, 11 de novembro, 11:00. Livraria-Galeria Municipal Verney, piso 1
Sábado, 11 de novembro, 16:00. Mercado Municipal, piso 1
Biografia
O Grupo Depois das Cinco, no Brasil, desde 2007 trabalha a difusão da Literatura de Cordel através de espetáculos híbridos, onde se misturam teatro, música, contação de histórias e brincadeiras, tanto para o público infantil e famílias com para público adulto. Estamos em Évora desde 2019 a estudo e, nesse período, pudemos observar melhor as raízes ibéricas da Literatura de Cordel Brasileira, através do contato com os poetas populares alentejanos, como o Sr. Carvalho dos Canaviais, um escritor de décimas, uma das modalidades de escrita presentes na Literatura de Cordel Brasileira.
A literatura de Cordel, originária da Espanha, França e Portugal, já não se encontra tão presente nesses países, mas foi a raiz que gerou uma das mais importantes modalidades da Literatura Popular Brasileira, hoje reconhecida como património imaterial brasileiro. No Brasil, a Literatura de Cordel se desenvolveu de maneira contundente na região nordeste, se mesclando aos ritmos musicais, ao cotidiano da população, mas com fortes elementos de origem ibérica, principalmente no que tange ao universo fantástico.
A literatura de cordel foi importante instrumento de desenvolvimento artístico e social numa das regiões mais pobres do país, fomentando tanto os poetas como a educação e o letramento do povo nordestino. O grupo está a desenvolver um novo projeto, intitulado “Nos Caminhos do Cordel”, onde misturamos o que conhecemos da Literatura de Cordel Brasileira, com o que já tivemos de contato com a literatura popular ibérica, traçamos o caminho da Literatura de Cordel, sua origem, chegada e desenvolvimento no Brasil, propondo assim um viagem de volta ao seu berço de origem, com uma mala repleta de novidades. A ideia é alcançar o máximo de público, conseguir novos espaços para realização de mais sessões, fortalecer a literatura de Cordel na Europa e divulgar ao máximo essa cultura tão rica através do teatro e da música.