Sofia Souto Moniz e Alex Lima 
Sofia Moniz.jpg
Alex Lima.JPG

Sofia Moniz nasceu no Lubango, em Angola. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, lecionou português e inglês, desde o 8º ao 10º anos, no ensino recorrente, em atividades de enriquecimento curricular, na universidade sénior, sensibilização ao inglês no pré-escolar e é colaboradora de centros de apoio ao estudo. 
Enquanto contadora de histórias, desde 2009 que se desloca a escolas, bibliotecas e outras instituições para dinamizar as suas “histórias com cor e movimento” - contos de África, Ásia, Europa e contos de autor, para públicos de diferentes idades, projeto com que participou em 2017 nas jornadas Caminhos da Leitura de Pombal e no festival Tradidanças em 2022. É membro ativo do Projeto Nacional de Voluntariado para a Leitura, no Agrupamento de Escolas de Mira, desde 2014. Aprendiza de dança oriental, participa em feiras e eventos medievais com o grupo de recriação histórica Bombarda. 
Com Alex Lima, criou o projeto de contos Viajeiros. Formadora da ação de formação “O Contador de histórias”; ação de curta duração, dirigida a professores, educadores de infância e mediadores de leitura.
Escreveu, ilustrou e publicou: Historiazinha de trás para a frente, 2008; O pirilampo que tropeça, 2015, sobre a epilepsia, em colaboração com o projeto social ARCOÍRIS, a partir do qual se criou o dvd com LGP (Língua Gestual Portuguesa), livro distinguido pela LPCE (Liga Portuguesa Contra a Epilepsia); Pequenas Coisas, conjunto de contos disfarçados de poesia, também com o ARCOÍRIS; Chelb – A lenda das Amendoeiras, 2019. 
Tem página no youtube “histórias com cor e movimento” e facebook como Esmeralda Souto.


Alex Lima é músico instrumentista e intérprete brasileiro, nascido no Rio de Janeiro designer, arte educador, agente cultural e artista multimídia. Estudou na escola de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde começou seu projeto de pesquisa de repertório. Passando pelos Estados do Sul, Centro Oeste e Sudeste, deu continuidade ao trabalho, colhendo composições que fazem parte do seu repertório. 
Participou como protagonista em vários espetáculos temáticos como: “O Contadô” Projeto  ̈6 e meia” da Sec. Municipal de Londrina – PR, “100 Caymmi” e “Histórias e canções do Mestre Lua”, ambos em projetos pela Sec. Municipal/FUNDART e Ofcina cultural do estado Lélia Abramo, Musica-poesia – Sarau Popm Concreto – Musica, Literatura, Poesia visual Digital e intervenção eletrônica digital – Projeto Sexta Básica - Espaço Cultural Casa da Cultura – Matão SP, Sarauzinho – Espetáculo: Música e Poesia infantil– SESC Bauru-SP, Poemas que Viraram Canções - espetáculo musical – SESC São Carlos – SP, Em Pessoa – Espetáculo Lítero Musical baseado na obra do Poeta Português Fernando Pessoa e seus heterônimos – 7o Semana de Arte e Literatura de Ibitinga – SP entre outros. 

Participou como instrumentista nas gravações do cd “Comendo vento com sal” da artista paulistana Paula Vellozo e como músico convidado no cd do guitarrista Cleber Shimu. Atualmente em Portugal, é doutorando em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra e atua em vários contextos culturais em váris locais do país. 
Formador na ação de formação “Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais do Brasil”, dirigida a professores, educadores de infância e dinamizadores de leitura. Colaborador assíduo das atividades da Catrapum Catrapeia, participou também no projeto Al- Manahke com a autora Alice Cardoso e Associação Recortar Palavras, bem como na criação e dinamização de vários projetos culturais em colaboração com outros artistas sob a chacela da Reitoria da Universidade de Coimbra. Artista promovido pela Icon Artes.