Comunicado de imprensa
REENCONTRO DE COMUNIDADES E GERAÇÕES EM TORNO DAS HISTÓRIAS
7ª edição Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar
Este ano com um foco ainda maior na narração oral, o Passa a Palavra! Festa dos Oficios do Narrar regressa ao Centro Histórico de Oeiras entre 5 e 10 de novembro próximo.
O festival convoca os seus públicos à (re)construção de um espaço de encontro e partilha entre gerações e comunidades. O convite é desfrutar da arte de uma forma diferente da habitual, próxima do diálogo, marcada por afetos, celebração, poesia e humor. Uma arte que cruza a narração com outras artes performativas, para trazer para os nossos dias as histórias que ao longo do tempo foram resistência, afirmação, diversão, conforto e conexão.
O programa do Passa a Palavra desdobra-se em sessões de contos, espetáculos, oficinas de expressão artística, conversas, apresentações de livros, sem esquecer a animação de rua e o já tradicional Mercadinho da Palavra.
Públicos de todas as idades, desde bebés e crianças até seniores, encontram no Passa a Palavra algo para si. Algumas sessões terão tradução em Língua Gestual Portuguesa e outras serão transmitidas em streaming, para chegar ainda mais longe.
DESTAQUES DESTE ANO
Prévia do festival
Uma novidade desta edição é a prévia do festival, com uma oficina de narração por Jorge Serafim seguida de uma roda de contos aberta ao público, logo no sábado, dia 2 de novembro
Rita Taborda Duarte e Miguel Esteves Cardoso em Café com Letras
Dois Café com Letras, um com Rita Taborda Duarte e outro com Miguel Esteves Cardoso, são também atrações desta edição.
Homenagem a Luísa Ducla Soares
A escritora para a infância Luísa Ducla Soares é a homenageada deste ano, com algumas atividades dedicadas a ela ao longo do festival.
Dois narradores em estreia em Portugal
Pela primeira vez em território nacional, o catalão Arnau Vilardebò e o andaluz Pepe Maestro, dois narradores que irão contar em língua castelhana.
Animação de rua, bailes mandados e Jantar Narrado
O Largo 5 de Outubro transmuta-se com todas as artes que nestes dias aqui saem à rua; dois bailes mandados de danças tradicionais põem habitualmente toda a gente a bailar e o já habitual Jantar Narrado reúne pessoas em torno de pitéus com interlúdios narrativos.
Muitas sessões de contos e espetáculos
Por último, e não menos importante, destaque à quase vintena de sessões de contos e espetáculos para diferentes idades.
LIBERDADE COMO TEMA
Neste ano em que se assinalam os 50 anos da revolução de abril, o tema que percorre o festival é a liberdade. A organização do Passa a Palavra acredita que hoje, mais do que nunca, encontros como este são necessários. Como nos diz o conto da tradição oral sufi:
“Conto e contarei até ao último dia da minha vida. A princípio contava contos para mudar o mundo. Agora conto contos para que o mundo não me mude a mim.”
O programa detalhado do Passa a Palavra 2024 encontra-se AQUI.
Encontrem AQUI imagens de divulgação
Todas as atividades do festival, à exceção do Jantar Narrado, são de participação gratuita. Algumas necessitam de inscrição prévia.
ORGANIZADORES
Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar é um projeto do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias – Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. Reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir para as dinâmicas culturais do concelho e do país.
>> Para declarações ou mais informações, contacte 919 101 938, 968 923 157 ou festivalpassapalavra@gmail.com