Comunicado de imprensa

HISTÓRIAS SERVIDAS QUENTES E BOAS
 

5.ª edição Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar
 

De 7 a 13 de novembro, regressa a Oeiras o Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar. Nesta que é já a sua 5.ª edição, o festival volta a trazer a miúdos e graúdos o encantamento e o poder das histórias contadas e escutadas - este ano, com o São Martinho em pano de fundo.


O Passa a Palavra oferece um espaço de partilha e (re)conexão em torno de uma das mais ancestrais atividades humanas - o ato de contar e escutar histórias, resgatando o tempo de respirar juntos sempre que alguém diz “Era Uma Vez…”.


Como outrora em volta da fogueira, esta Festa convoca à presença, à escuta e ao desfrute, trazendo vozes privilegiadas da narração oral, nacional e internacional que, juntamente com ilustradores, escritores e músicos, entre outros profissionais e artistas, partilharão a sua mestria.


Da forma que já o caracteriza, o Passa a Palavra oferece uma programação diversificada, para diferentes públicos: bebés, crianças pequenas, adultos, famílias e públicos especializados. Leva ainda atividades a escolas, bibliotecas, lares e centros de dia do concelho.


Saiba mais sobre o festival, a sua história e os seus propósitos, nesta entrevista.
 

NOVIDADES E DESTAQUES DESTE ANO

 

Nesta sua 5.ª edição, o festival traz a mais vasta programação de sempre, com 31 sessões de contos, 19 oficinas, 10 conversas com profissionais, 8 espetáculos e, pela primeira vez, 2 residências artísticas. O Passa a Palavra! tem vindo a afirmar-se como um dos maiores festivais portugueses dedicados à narração oral.


Virginia Imaz, Clare Murphy, Jose Luis Gutiérrez (Guti) e Diego Magdaleno são os narradores estrangeiros que marcarão presença em Oeiras, acompanhando os mais destacados nomes da narração nacional.


Lado a lado com os narradores, integram o programa profissionais reconhecidos da mediação leitora, poesia, ilustração, escrita, edição, música, marionetas, teatro e artes de rua. 


João Vaz de Carvalho volta a assinar com brilhantismo a ilustração que dá imagem ao festival.


A programação do Passa a Palavra! integra as atividades regulares das Bibliotecas Municipais de Oeiras ‘Café com Letras’ e ‘Nós Leitores’, destacando e homenageando o continuado trabalho de promoção do livro e da leitura que desenvolvem ao longo de todo o ano.


Pela primeira vez, haverá uma prévia do festival, num Café com Letras com a escritora Lídia Jorge, a acontecer na Biblioteca Municipal de Oeiras, quinta-feira dia 3 de novembro, às 21h30.


Todas as atividades do festival, à exceção do Jantar Narrado, são de participação gratuita.

 

O programa completo e detalhado está AQUI.

 

    

ORGANIZADORES

 

Passa a Palavra! Festa dos Ofícios do Narrar é um projeto do Município de Oeiras organizado pela Contabandistas de Estórias – Associação Cultural, em parceria com Chão Nosso, Crl. Reflete o compromisso destas entidades em afirmar Oeiras no panorama internacional da narração oral e contribuir assim para as dinâmicas culturais do concelho e do país.