Manuel Garrido [contos e conversa]

HIKAYE (Uma Forma de Contar o Mundo) Streaming em direto
O mundo está repleto de belas tradições orais de mulheres contando histórias e contos. Uma tradição que poderíamos chamar de universal. Também costumamos dizer que somos palavras e memórias. Por isso, em um festival chamado Passa a Palavra, dedicado ao feminino e às mulheres, apresentamos esta performance, baseada em "Hikaye", a bela tradição oral de contar histórias das avós palestinas.
Neste caso, um Hikaye que conta, que narra a história, a voz da alma coletiva das mulheres, uma herança viva que elas contam sobre si mesmas.
Narraçâo: Manuel Garrido - Música: Rubén Díez de la Cortina.
Contos Tradicionais e contos de autora: Paula Carballeira e Montse Ganges.
Horários e local
Sábado, 8 de novembro, 21:30. Palácio do Egipto
Mães, Jardins e Outros Paraísos
Conversa entre Fidaa Athaya, Ana Sofia Paiva e Manuel Garrido
Horário e local
Domingo, 9 de novembro, 15:00. Pátio da Livraria-Galeria Municipal Verney
Biografia
As artes da palavra permitiram-lhe dedicar-se profissionalmente à narração oral e à mediação na leitura. Entretanto, formou-se em artes cénicas, foi diretor do grupo de teatro da ONCE (Organização Nacional de Cegos Espanhóis). E trabalhou em teatro dedicado especialmente aos jovens. Tal como os contos, viajou e participou em festivais de narração oral nas duas margens do rio Guadiana, e contou como deve ser, em bibliotecas... em igrejas e numa base aérea portuguesa!!!!!! Teve a oportunidade de participar em feiras do livro como as de Madrid, Frankfurt (Alemanha) ou Guadalajara (México). E, acima de tudo, teve a imensa sorte de poder narrar em Beja, Pombal, Oeiras, Óbidos, Faro... e na espetacular aldeia de Covas do Monte, no Portal do Inferno. Também esteve do outro lado, organizando festivais de contos. E programas de mediação à leitura. Falando de formação, teve a sorte de participar em projetos para a AECID, relacionados com a palavra, como o realizado no Níger sobre a prática teatral da «Fagué», e a utilização da narração no museu do Bardo de Tunes e nos conjuntos arqueológicos de Sfax.

