top of page
Marina Palácio [oficina *]

Oficina dos Murmúrios *

 

Oficina de leitura poética, sensível e naturalista sobre jardins/plantas/insetos de Portugal para aprendizagens silenciosas ao ar-livre na criação de jardins-escolas!

"E se começássemos aproveitar as plantas não só pelo que produzem, como também por aquilo que nos podem ensinar? Serão as plantas, os animais e outras formas de vida os grandes poetas ao longo dos tempos?

Neste sentido, será uma expedição de ilustração performativa e poética para pensar na importância dos jardins na nossa vida, principalmente os selvagens. Cada vez mais, há jardins e parques no mundo onde os jardineiros e os arquitetos paisagistas optam pela riqueza da biodiversidade e não tanto pela beleza domesticada - uma escola-jardim!

Entre os quatrocentos milhões e os mil milhões de anos atrás, ao contrário dos animais que optaram por deslocar-se para encontrar o alimento que lhes era indispensável, as plantas tomaram uma decisão oposta em termos evolucionistas. A observação sensível e escuta poética também se quer rica na prática dos micro-silêncios, por isso, os participantes irão florescer para a empatia na preservação dos habitats e ecossistemas de Portugal e do mundo. Ampliar o gosto pela rotina do ar livre – o “jardim” como um espaço pedagógico, de leitura e de aprendizagem. Uma vivência mais ao “ar livre”, que promova o diálogo de dentro para fora, e o interesse pelo registo em cadernos de campo, em tom poético e imagético como o da escritora diarista Maria Gabriela Llansol. Um constante diálogo vivo e espantoso com os livros e diferentes formas de vida."

Com inscrição (siga o link para saber como)

Horários e local

Domingo, 9 de novembro, 11:00 e 15:00. Mercado Municipal de Oeiras, Sala de Vidro

Biografia

Marina Palácio nasceu em Lisboa em 1971. Poeta-naturalista e amante de livros, lobos, pássaros, árvores e de silêncio. Ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora das «Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza» (desde 2009).

A ligação precoce com o Teatro Passagem de Nível e o curso de ator-marionetista reforçou o seu interesse pela experimentação e cruzamento das expressões artísticas.

Criou em 2022 a editora “O Lobo e o Vento”- edições para leituras poéticas, naturalistas/selvagens/silvestres e sensíveis!, para desenvolver os seus projetos literários e gráficos. Esta comunicação poética que estabelece ao longo dos anos com os seres vivos, que lhe permite descobrir histórias da fauna, flora e outras formas de vida, nas madrugadas e nos crepúsculos.

bottom of page