top of page
Estefânia Surreira [sessões de contos]

Contos de Antanho - Contos e cantigas de tradição popular portuguesa

'Contos de Antanho' é um percurso evocativo, um trazer de memórias afetivas. É uma longa viagem através da nossa ruralidade. Esta jornada far-se-á no aconchego de vários contos tradicionais, convocando assim as lindas palavras de Almeida Garrett:

“Oh! Contos lindos,

Que às longas noites de comprido Inverno

Nossos avós felizes entretínheis

Ao pé do amigo lar…!”

 

Horário e local

Domingo, 9 de novembro, 11:00. Largo 5 Outubro

Contos da Selva Com tradução para Língua Gestual Portuguesa | M4

Os magníficos “Cuentos de la Selva”, do escritor Horácio Quiroga, encerram em si histórias de sobrevivência, em que os animais desenvolvem entre si e com o ser humano relações espantosas de amizade. Escutar estes contos é abrir o coração a uma natureza - e fauna - de animais fantásticos e misteriosos. A terra, as raízes, a vida, bem mais velhas do que a humanidade, parecem despertar de um longo sono, chamam por nós e convidam-nos a adentrar um mundo em vias de desaparecer. Para o resgatar, bastará cerrar os olhos e respirar profundamente, seguindo o seu eco por entre a vegetação que ondula ao sabor do vento. 

Horário e local

Domingo, 9 de novembro, 16:00. Palácio do Egipto

Biografia

Estefânia Surreira criou o projeto de narração oral e mediação leitora: "As tartarugas também voam". É, há vários anos, narradora convidada de Festivais de Narração Oral, em Portugal e na Galiza. Trabalha regularmente com o músico e compositor Filipe Miranda, privilegiando o formato “narração-concerto”. Em 2022 iniciou o seu percurso na área do Teatro Físico I Teatro Clown, de modo a integrar as diversas técnicas do palhaço na sua performance narrativa. Tem procurado trabalhar em projetos multidisciplinares com outros artistas, nomeadamente nas áreas da música, ilustração, design e pintura. Criou, com o narrador Vítor Fernandes, o projeto "Dois dos Montes", dedicado à investigação e recolha de Património Oral transmontano e à criação de espetáculos de narração oral de forte cunho tradicional. "O Canto da Serra-Mãe", com ilustrações de Dina Sachse e edição da Paleta de Letras, é a sua primeira obra infantojuvenil. Participou, com Ana Griott e outros narradores, em abril 2025, no "IV Festival de Contes", em Oussouye, Senegal.

bottom of page