top of page
Manuela Castro Neves - Fantasia para uma Pombinha Valente [apresentação de livro]
feira.jpg

Fantasia para uma Pombinha Valente / bem aninhada no cesto da frente

"Uma pombinha é atropelada por uma bicicleta.

Depois de recuperar dos ferimentos que sofreu, ajudada por outras aves, faz o ninho no cesto dessa mesma bicicleta.

Surge-lhe então a oportunidade de viajar através de paisagens secretas e surpreendentes. Contudo, será só o fascínio que sente por elas que a mantém aninhada e quieta durante tantos dias ou haverá outra forte razão?

Uma história cheia de fantasia, mas onde facilmente se descobrem pistas para diversas explorações de caráter pedagógico e que, deixando o final em aberto, desafia a criatividade dos leitores."

Na apresentação do livro, a autora, Manuela Castro Neves, e a ilustradora, Maria Remédio, estarão à conversa com Paula Cusati.

Horário e local

Domingo, 12 de novembro, 15:00. Mercado Municipal, piso 1 (sala de vidro)

Biografia

Manuela Castro Neves nasceu numa aldeia do Ribatejo, num tempo em que, não havendo televisão, familiares e amigos se juntavam frequentemente durante os serões, para longas conversas. Surgiam então muitas histórias, na sua maioria relacionadas com eventos ocorridos durante ou após os trabalhos agrícolas, mas também algumas ligadas a crenças, religião, superstições e medos vários. Nesse contexto, teve ocasião de interagir com uma poetiza (a senhora auto designava-se assim) que, tendo uma deficiência auditiva, lhe lia os seus sonetos e pedia opinião sobre a métrica dos mesmos. Através de um jornal regional, conheceu um poeta popular, com quem manteve durante algum tempo uma correspondência postal, pela parte dele, sempre rimada. Crê que estas interações estão na base do seu gosto pelas histórias e pelas rimas. 

Aos 16 anos, deixou a aldeia e, em Lisboa, na Escola do Magistério Primário, fez o curso de professora do 1º ciclo, de que gostou imenso. Trabalhou 44 anos, 39, na escola pública, 27 dos quais em Oeiras. Paralelamente, participou em muitos projetos de formação de professores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como nas problemáticas da relação escola/ meios populares e promoção do sucesso escolar, nomeadamente, em Zonas de Intervenção Prioritária.

Reformou-se com muitas saudades da escola, das dinâmicas de turma e das crianças. Escrever sobre elas e para elas foi a forma que encontrou para não as deixar completamente. 

Desde 2010, até à presente data, tem realizado muitas atividades de mediação de leitura e de divulgação dos seus livros de literatura para a infância em escolas e bibliotecas de todo o país.

Continua a trabalhar no apoio pedagógico a meninos e a meninas que se atrasaram no percurso escolar.

Pertence ao Movimento da Escola Moderna 

bottom of page