PédeXumbo - Bail'a rir [baile encenado]
Bail’a Rir - Baile encenado
Baile com repertório de músicas europeias, com interpretação ao vivo e arranjos musicais originais. No Bail’a Rir, o público bailador enverga uma peça de vestuário ou adereço cómico, excêntrico, desmesurado, em suma, ridículo. Nestes preparos, dançam- -se as danças tradicionais propostas pelo mandador. O baile inicia-se seguindo a estrutura tradicional das danças, para depois as desconstruir através do exagero máximo da coreografia. Cria-se uma peripatética coletiva esquisita, grotesca e ridícula, provocadora de risos! Um Baile para todos, adultos e crianças, pais e filhos.
Horário e local
Sábado, 11 de novembro, 18:30. Esplanada do Palácio do Egipto
Biografia
A PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, coproduções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades.
Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.
No seu próprio espaço, em Évora, programa regularmente oficinas de dança, música, concertos, bailes e tertúlias para vários públicos. Organiza festivais em todo o país, tendo especial notoriedade o Andanças. Dinamiza aulas regulares de dança junto de escolas e jardins de infância, projetos comunitários de educação artística, e promove ações de formação que exploram diversas vertentes das danças de raiz tradicional.
Contando com diversas parcerias internacionais, tem ainda um papel pioneiro na criação artística de novos formatos de baile, explorando conceitos de danças sociais, interatividade, ritual, criatividade, contemporaneidade, tradição. Dinamiza, em colaboração com instituições universitárias, um setor de investigação etnocoreológica, tendo editado diversos livros e documentários.